Colesterol Gordura dos Animais

Existem campanhas que procuram assustar a população. Como exemplo “luta contra o colesterol” como se nós pudéssemos viver sem ele. No último dia 08/08 foi comemorado o “dia anticolesterol”.

O colesterol é necessário ao organismo humano e de outros animais no crescimento, no fortalecimento, na proliferação. É essencial para nossa sobrevivência.

O fígado é responsável pela produção de 70% do total que circula pelo organismo, os demais 30% procedem da alimentação, especialmente, da ingestão de gordura de origem animal.

O combate que as entidades fazem na mídia é contra o excesso de colesterol no sangue que representa fator de risco para aparecimento de doenças do coração e vasos sanguíneos, complicações com outras doenças e baixa estima das pessoas.  Portanto, a luta contra o aumento do colesterol deve continuar e é um dever de todos os membros de qualquer comunidade em participar ativamente.

Entendendo porque tanta preocupação com essa substância que nós mesmos fabricamos no nosso próprio organismo e a causa do sofrimento quando fica aumentado na circulação.

A quantidade normal produzida e enjerida na alimentação serve para os gastos diários de energia e na produção de elementos naturais para o funcionamento do ser animal na dependência da idade, peso, altura atividade física e outras variáveis que diferenciam uma pessoa da outra, portanto, há de forma individualizada o volume diário de consumo.

A diferença entre a produção e o consumo, se houver sobra, será depositada na parede dos vasos sanguíneos diminuindo a luz e fluxo de sangue dentro do vaso com menor chegada de oxigênio que ao longo do tempo dará hipertensão, doenças do coração, derrames cerebrais, doenças dos rins e amputações de membros.

Como o avançar do processo é lento e silencioso na maioria das vezes só é descoberto quando acontece a crise.

Prevenir é melhor que remediar!

Dr. Ronaldo M. Costa, Diretor Médico da Montpolo.

Compartilhar: