Câncer de Próstata: O que você precisa saber

A próstata é uma glândula masculina situada abaixo da bexiga abraçada ao primeiro segmento da uretra. Em forma de maçã, um pouco menor que uma bola de golfe.

Sua principal função glandular é produzir líquido que nutre e protege os espermatozoides ajudando no processo de fecundação.

No homem adulto pesa em torno de 20 gramas. A partir dos 50 anos pode sofrer diminuição (atrofia) ou aumento (hipertrofia). Na maioria das vezes o aumento é o comum por hiperplasia de causa benigna e/ou câncer.

Os tumores benignos costumam se desenvolverem na parte central da próstata em íntima relação com a uretra, dando sintomas urinários com dor e dificuldade de urinar, obrigando o paciente procurar o médico. O tumor maligno (câncer) aparece na periferia de da glândula, de maneira silenciosa, não causando sintomas na maioria das vezes.

O câncer de próstata compromete os homens, na grande parte, após os 50 anos, com mais de 50.000 casos novos por ano no Brasil, sendo a principal causa de morte masculina entre todas as causas maligna.

Com o tratamento cedo há possibilidade de cura em torno de 100%.

Com confirmar o diagnóstico:

Consulta com urologista que fará o toque retal, indispensável para verificação que solicitará o PSA e a ultrassonografia prostática. Em caso de suspeita a confirmação virá com a biópsia realizada por especialista com orientação ultrassonográfica para melhor orientação dos locais a serem pesquisados.

Confirmado o diagnóstico a proposta de tratamento seguirá critérios estabelecidos por sociedades científicas nacionais e internacionais com evidências de seus resultados.

Fatores que aumentam o risco do câncer:

  • Idade maior que 50 anos;
  • História de câncer de próstata na família;
  • Uso do tabaco;
  • Alimentação pobre em vegetais (frutas, grãos e cereais integrais), em peixes e fibras;
  • Prevenção:
  • Controle anual com toque retal e PSA a partir dos 50 anos;
  • Deixar de fumar;
  • Alimentação saudável rica em vegetais.

Dr. Ronaldo M. Costa, Diretor Médico da Montpolo.

Compartilhar: